terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cobertura do Vanzinho pra vocês.

Vocês devem lembrar que há algumas postagens atrás eu havia contado que o maior evento de arte desse ano é a exposição de Van Gogh em Basel na Suíça.
Pois é, não achei justo só falar e fui lá conferir de pertinho para contar pra vocês com mais riquezas de detalhes.

A exposição entitulada Vincent Van Gogh – Between earth and Heaven: The Landscapes acontece no Kunstmuseum Basel. Confesso que a estrutura e a forma como as obras do artista são apresentadas deixam a gente de boca aberta já no início.

Logo na entrada do evento, uma imensa estrutura circular suspensa no teto, com o nome da exposição recebe os visitantes. Porém, mais do que uma placa dizendo qual é a atração do lugar, esse círculo também tem uma projeção interna em 360 graus contando a história do Vanzinho, sua vida, trajetórias e pinturas. Em cada curva desse projetor o mesmo slide é apresentado, porém em legendas diferentes com os principais idiomas europeus. Adorável!

Bem...só pude fotografar até aí... "no photos, no flash". Sem problemas. Graça a internet vou poder ilustrar um pouquinho dos quadros que vi, apesar de não ter a mesma graça...

Continuando... Entra a amiguinha sublime aqui no segundo controle de bilhetes, com seguranças pedindo mais uma vez para ver o convite. Sobe-se as escadas e, de novo, antes de entrar nas salas dos quadros, mais seguranças pedem para ver o convite... Por fim tirei o ticket da bolsa e coloquei no bolso... Aqui na Suíça, muita organização, nada de malandragem, contato, nem amiguinho que trabalha no lugar... Tudo certinho, ainda mais para o Vanzinho...


E eis que começa o roteiro que apresenta as obras do artista seguindo seus passos e expressões de arte. A exposição está sendo a melhor e não é a toa. Nesta, é possível acompanhar e entender o enorme impacto que o artista provoca com seu trabalho. Nota-se claramente as mudanças e fases de Van Gogh: como por exemplo os primeiros tons holandeses foram expressos e depois se transformaram em Paris. Percebe-se depois, quando o pintor foi para o sul da França, o encontro com cores luminosas e fascinante expressão vital. A exposição apresenta as fases do pintor desde a terra natal Nuenen (Holanda), passando por Paris, Arles, o sanatório em Saint-Rémy, o tratamento em Auvers até sua morte.



Field with Flowers near Arles, Maio de 1888


Em Nuenen, de 1883 até 1885 (morte de seu pai e o deslocamento para a academia de artes da Antuérpia), a expressão é da simples vida rural.



Autumn Landscape, Outubro de 1885


Em Paris, no ano de 1886 na companhia de seu irmão Theo, Van Gogh procura a companhia de outros artistas como Gauguin e Pissarro e adquire novas idéias: suas paletas são mais brilhantes, as pinceladas mais livres.

Fishing in Spring, the Pont de Clichy (Asnières), Summer 1887

Em 1888, quando move-se para Arles, ele pinta grupos de trabalhos intensamente coloridos, cujos temas novamente permeiam a simples vida rural porém sem ignorar a vida moderna.

Peach Blossom in the Crau, Abril de 1889


Em 1889, tendo aceitado tratamento médico após mutilar uma de suas orelhas devido seus conflitos em Arles, move-se para o Sanatório Saint Paul de Mausole in Saint Rémy. Lá suas pinturas são marcadas por incrível expressão artística em que os elementos nas pinturas são marcados por grande dinamismo de curvas.


Cypresses, Junho de 1889


The garden At Saint-Rémy, Outubro 1889


No entanto, devido a inúmeras crises, em 1890, Theo convence o irmão a buscar tratamento com o Dr. Paul Gachet em Auvers. O artista torna-se amigo do médico e pinta vários panoramas da cidade. Porém, apesar de tudo parecer está seguindo em bom curso, o contrário foi revelado quando em 27 de julho atira um revólver em si mesmo e no dia 29 do mesmo mês morre um aos 37 anos. No entanto, as magníficas obras de Vincent Van Gogh eternizam o talentoso pintor, para que em oportunidades como a do Kunstmuseum Basel possamos contemplá-las.


Wheats Stacks, Julho de 1890



Espero que tenham gostado,
Beijinhos e até próxima cobertura!!
Amiguinha sublime do óculos azul na Europa.
Bc)

Nenhum comentário: