terça-feira, 5 de agosto de 2008

Coisas Explicáveis














"Qualquer semelhança, não é mera coincidência."

Até um tempo atrás me perguntava o que levava tantos milhões de brasileiros a gostar de um estilo de música, que agora parece ter tomado conta de outros territórios do nosso planeta, "O Funk". Eu falo do brasileiro, claro!
Num dia de conversas fúteis, que não levam a nada com meu pai (fiel adorador dessa prática), chegamos às seguintes teorias sobre o que faz esse povo brasileiro, sofrido e desnutrido, se requebrar e remexer ao som desse......som.
Number one: as letras fáceis de se memorizar e repetitivas, com rimas pobres?...talvez;
Number two: a voz afinadíssima e os timbres aveludados dos cantores?...com certeza NÃO!
Number three: os movimentos pélvicos das gatinhas que enlouquecem os badboys?...tá quente;

Nada disso!!!!!
E chegamos à seguinte conclusão: vem das nossas origens. Graças à inteligência do povo português e à boa idéia de trazer os africanos para serem escravizados e maltratados, já que não conseguiam domar os selvagens índios e nem fazer nada sozinhos.
É perceptível a semelhança entre os movimento pélvicos e bundélvicos (se me permitem a criação da palavra) das adoradoras desse ritmo ao dançarem o funk e das mulheres que fazem parte da cultura africana com seus ritmos tribais das danças ritualísticas.
Mas esperem!!!
Não foi só essa herança que nos deixaram além da religião e das favelas, não. Há outros ritmos que também podem ter sido originados dessa "parceria" musical como o axé. Isso mesmo!! O ritmo que leva o nome de um cumprimento usado no Candomblé. (Àse Yoruba ou Axé em Português - Energia, poder, força da natureza. Poder de realização através de força sobrenatural.A palavra Axé também pode ser usada para se referir ao terreiro, Ilê Axé (Casa de Axé).
Sacaram a semelhança??Hum??Hum??
Uffa...agora que já matei minha curiosidade de curiosa que sou, vou ficando por aqui criando outras curiosidades.

Ahhh!!! Só mais uma coisinha...duas.
Confiram o vídeo postado abaixo para dectetarem tudo o que escrevi. E... os tantos pontos de interrogação, exclamação e reticências, são devido ao entusiasmo expressado por mim. Mesmo. XDDDDDDD

E lembre-se:
(inglês) (francês) (português)
music + musique = musique!!
Iolanda

Um comentário:

Blog do Imaginário Sublime disse...

Isso aí Ioio... posta que faz bem ao imaginário hehe.. ao teu, ao nosso...
a gente vai tirando as coisinhas da cabeça e deixando espaço para outras.
Se me permite, coloquei o teu nome embaixo...pra gente não confundir o público hahaha.
beijinhos.
Carolis